- Área: 448 m²
- Ano: 2016
-
Fotografias:Andrey Avdeenko
-
Fabricantes: Locus Design/, Okna Modern
Descrição enviada pela equipe de projeto. A casa está localizada dentro de um loteamento bastante caótico e em escala mista composto por casas, com uma altura média de 2-3 pavimentos. Este contexto definiu seu caráter retirado e introvertido. A casa integra-se com a topografia natural, com seus três terraços descendo a paisagem, unindo-se pela linha horizontal do telhado.
O terreno inclinado provoca o aumento gradual do volume, desenvolvendo toda a narrativa da casa. A partir da entrada e pequenas instalações menores no nível da rua, a escala cresce nos quartos e atinge seu ápice na espaçosa sala de estar. A circulação central é o eixo que une todas as instalações internas. A abertura zenital abrange a luz do dia na casa. As "salas abertas de verão" são extensões para instalações habitacionais interiores, criando espaços unidos visualmente e impenetráveis para os vizinhos. A extensão da sala de estar inclui uma piscina, um salão, um local de churrasco e uma zona para banhos de sol. O muro que "levita" garante a privacidade, concentra a visão sobre certos detalhes da paisagem e expande as fronteiras dos ambientes.
A área de fronteira entre a sala de estar e o terraço é o principal atrativo para todos os moradores da casa. Nas estações quentes, esta fronteira é borrada. Para tornar este espaço o mais confortável possível, instala-se persianas permanentes, que controlam os raios solares ocidentais desfavoráveis e mantêm conexão visual com o jardim. Como a própria casa, a paisagem segue o princípio dos terraços que descem o terreno. Colinas artificiais ao longo dos limites protegem a casa de olhos curiosos e melhoram a paisagem natural. É bastante simbólico que o projeto foi concluído quando fazia mais de 40 °C, o que torna a casa totalmente adaptada às surpresas climáticas.